Quem somos ...

Nós, Monjas Descalças da Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo pertencemos à uma família religiosa renovada por Santa Teresa de Jesus e nosso carisma está orientado completamente à oração e à contemplação.

Somos chamadas a uma intensa vida de união com Deus, ao trato íntimo de amizade com Cristo e com a Virgem Maria.

Vivemos os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência em uma pequena comunidade fraterna fundada na solidão, oração e pobreza.

Toda a vida de oração e imolação de uma Carmelita Descalça está dedicada ao serviço da Igreja e à salvação das almas. 

Oração

A oração que, segundo Santa Teresa, é "tratar intimamente com Aquele que sabemos que nos ama, e estar muitas vezes conversando a sós com Ele", compromete toda a nossa existência e manifesta-se numa vida de fé, de esperança e de amor, que é caminho de santidade evangélica.

Vida Fraterna

Santa Teresa quis integrar e harmonizar a vida eremítica que viviam os primeiros carmelitas no Monte Carmelo, com a vida de comunhão fraterna; tudo isso vivido numa pequena comunidade onde 'todas fossem amigas e se amassem'.

Este amor recíproco, manifestado nas obras, confere autenticidade à nossa vida de oração e confirma a presença do Senhor em meio à comunidade.

Clausura

A Igreja, como mãe solícita pelo bem de seus filhos, oferece-nos a clausura como um espaço de liberdade, no qual temos resguardados os valores de nossa vida contemplativa: oração, silêncio e vida fraterna.

A clausura é verdadeiramente um presente para nós, carmelitas descalças, que recebemos a vocação de viver em íntima união com Deus, para o bem da Igreja e da humanidade, testemunhando a primazia de Deus em nossa vida.

Trabalho

À imitação de Cristo, que em Nazaré quis trabalhar com as próprias mãos, nós, monjas carmelitas descalças,  partilhamos da condição dos pobres e nos esforçamos com alegria para ganhar o necessário à vida, buscando sempre o equilíbrio entre a quietude da contemplação e a prontidão no serviço.

Apostolado

A vocação das Carmelitas Descalças é essencialmente eclesial e apostólica. O apostolado que Santa Teresa quis que nos dedicássemos é puramente contemplativo e consiste na oração e na imolação com a Igreja e pela Igreja, excluindo qualquer forma de apostolado ativo.

Unidas à intercessão e ao sacrifício de Cristo, oferecemo-nos todas juntas a Deus e completamos aquilo que falta à paixão do Senhor em favor de seu Corpo místico (Cf. Cl 1,24).

Vida Mariana

A presença de Maria entre suas filhas e irmãs impregna totalmente a vocação carmelitana. A contemplação da Virgem Maria, realização perfeita do ideal do Carmelo, torna-se luz para seguir os seus passos. Com efeito, ela sobressai entre os humildes e os pobres do Senhor, e é exemplo eminente da vida contemplativa na Igreja.

Cada Irmã acolhe Maria como Mãe e Mestra espiritual, para ser configurada a Cristo e chegar, assim, aos vértices da santidade.

Se você sente-se chamada a iniciar um caminho de acompanhamento vocacional no Carmelo entre em contato conosco!



 vocacional.carmelossmatrindade@gmail.com

ou envie-nos uma mensagem:

Carmelo Santíssima Trindade -Tanguá/RJ
Todos os direitos reservados 2017
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora